Marca Sustentável BE Bluenergy
A BE Bluenergy desenvolveu um sistema de avaliação de gestão de água e energia que permite classificar as boas práticas nestas áreas. Anualmente, cada cliente tem direito a uma classificação, tanto para a gestão de energia, como para a gestão de água, permitindo que haja um reconhecimento pelas boas práticas, mas também uma motivação adicional para ir mais além.
Mas afinal como é que este sistema funciona? Qual a importância das marcas sustentáveis para as diferentes entidades e empresas?
A marca Sustentável da BE Bluenergy
O programa de fidelidade da BE Bluenergy – marca sustentável – funciona por três níveis, consoante a atividade e empenho de cada cliente na gestão dos consumos e custos de água e energia:
- Silver – nível base;
- Gold – nível intermédio;
- Diamond – nível mais alto.
Esta classificação tem como objetivo a avaliação da existência de um sistema efetivo da gestão de consumos de água e energia, onde se avalia:
– Existe um sistema ativo de controlo de consumos e custos, seja através da monitorização de faturas, monitorização de consumos em tempo real ou ambas?
– Existe um sistema de alertas de consumos?
– Existem objetivos de redução definidos?
– Foram tomadas medidas efetivas de redução de custos e consumos? A título de exemplo: otimização de regimes tarifários, tarifas e potências; fecho de contas sem consumo; correção de faturas com custos duplicados; monitorização de contas sem consumo real com há mais 180 dias, entre outros;
– Existe produção de energia renovável?
– Existe uma formação e conhecimento adequado das temáticas elementares de gestão de água e energia?
– Existe uma monitorização do impacto ambiental associado ao consumo energético?
– As emissões ambientais resultantes da atividade da organização são compensadas?
Este é um sistema justo, mensurável e de árdua manutenção, que premeia a preocupação ambiental de gestão de recursos e, consequentemente consumos, e que obriga a um trabalho contínuo para a permanência num nível mais elevado. Está claramente assente na máxima: Só o que é medido pode ser gerido.
O que são marcas sustentáveis e qual a sua importância para cada entidade?
Um selo de marca sustentável é um selo que prova que as ações de determinada organização estão em linha com questões ambientais e ligadas à sustentabilidade. Cada vez é mais importante que os negócios demonstrem ter uma consciência sustentável no que diz respeito à conservação do meio ambiente. Assim, não basta não desperdiçar: é preciso ir mais além, tomando medidas proativas que contribuam para uma sociedade mais sustentável, como a instalação de painéis solares fotovoltaicos ou a compensação das emissões de gases de efeito estufa.
As vantagens são financeiras – pois a redução do consumo de energia leva a poupanças diretas nos custos anuais – mas também competitivas uma vez que os consumidores, especialmente das gerações mais jovens, são cada vez mais levados a comprar produtos de marcas com consciência ambiental. Segundo um estudo da Nielsen, 66% dos consumidores gastariam mais num produto se vier de uma marca sustentável.
Selo Marca Sustentável BE Bluenergy
A BE Bluenergy dedica-se à monitorização e gestão de consumos de água e energia. A nossa proposta de valor inclui o acesso a uma plataforma de última geração, que complementada com um acompanhamento constante e dedicado do cliente, garante não só a redução de custos, mas também a poupança de recursos escassos.!
Quer estar elegível para obter o selo de marca sustentável BE Bluenergy?